Olá, prezados leitores,
em visita ao parque Cambuí, em Curitiba, tenho observado uma ave que achei muito interessante pois é uma excelente mergulhadora, e, quase presenciei o seu atropelamento, quando ela tentava ir do lago do parque Cambuí a um trecho do rio Barigui. Encontrei um vídeo no youtube de uma ave semelhante, que adicionei na postagem anterior aqui deste blog . Também registrei algumas fotos. Hoje, fiz uma nova observação, mais de perto, e, notei que ele é diferente do pato-mergulhão(Mergus octosetaceus), de acordo com a bibliografia encontrada sobre a espécie.Não observei o penacho com 8 penas (por isso a espécie octosetaceus, octo= oito).
A ave que tenho visto tem seu corpo marrom escuro, o seu bico na parte de cima é marrom claro, e voltado para baixo na ponta. Na parte de baixo, o bico é amarelo. Suas patas, com membranas interdigitais, são pretas. Então, que espécie de ave é essa? Pedi ajuda a um importante ornitólogo de Curitiba. E ele prontamente me respondeu: é um biguá!!
Fiz um vídeo que vou colocar aqui, dá uma noção de como essa ave é boa mergulhadora.
Abraços,
Malu.
PS. Agradeço ao Fernando Straube a sua pronta resposta, a fim de não divulgar uma informação errada neste blog. E, agora, vou pesquisar um pouco mais sobre esta ave, o biguá!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário