sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Uma viagem pelo Universo em 6 minutos!


Olá, prezados leitores(as),

tomando carona na blogada anterior que fala de estrelas, e, nos aproximando das férias de final de ano, quando muitas pessoas vão viajar, conhecer outros lugares, que tal imaginarmos que estamos fazendo  uma viagem pelo Universo?

Poucos seres humanos tiveram o privilégio de ver a Terra do espaço. Mas, devido a eles podemos ter imagens do nosso planeta. Através de instrumentos podemos também ter  imagens do Sistema Solar, da Via Láctea e de outras galáxias,  como também de outros corpos do Universo. São imagens fornecidas por sondas espaciais, satélites e por telescópios, como o telescópio Hubble.  
Com auxílio da computação gráfica, é possível imaginar uma viagem como essa.

Estão preparados, então, vamos lá!

Foi uma viagem maravilhosa, não é mesmo, uma viagem no tempo e no espaço! 
Um recadinho aos colegas professores:
nós professores devemos conhecer esses materiais que podem ser apresentados aos nossos alunos. Apresentando vídeos como esses,  além de fazermos divulgação científica estamos mostrando aos pequenos, aos jovens e adultos,  como é bom aprender, como é bom saber! E que o saber pode ser encontrado em sites diversos,  no youtube, em blogs, nos documentários de alguns canais de televisão (infelizmente, ainda não acessíveis a todos), mas que podem ser alugados em locadoras de filmes. Portanto, que todos nós podemos continuar aprendendo a vida toda!
Mais do que ensinar conceitos, muitos sem significado, precisamos mostrar o quanto nós professores gostamos de aprender, usando todas as ferramentas disponíveis para isso, não nos esquecendo dos materiais impressos, das visitas a outros espaços além da escola, além da realização de experimentos, entre outras práticas educativas.
 Colegas,
conheci este vídeo através de um excelente blog, de autoria de Patrícia Raposo. O endereço é:
(http://quarksegluoes.blogspot.com/search/label/estrelas).
O vídeo foi produzido pelo American Museum of Natural History e está no blog e no youtube.
 Sugiro a visita do blog para ver a quantidade de informação que tem lá, que pode ser utilizada para nossa informação e também no preparo de nossas aulas.

Abraços a todos(as)!
Malu.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Novo curso do Observatório Nacional

Prezados leitores (as), estão abertas as inscrições para o curso Evolução Estelar, oferecido pelo Observatório Nacional

O que sabemos sobre as estrelas ?

Que são astros que emitem luz própria, como o nosso Sol, que dá luz e calor à Terra, sendo ele apenas uma das centenas de bilhões de estrelas de nossa galáxia, a Via Láctea.
Que o Sol está a aproximadamente 8 minutos-luz de distância da Terra, que em quilômetros significa aproximadamente 150 milhões, e, que a próxima estrela (chamada Próxima Centauri) está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, aproximadamente 43 trilhões de km?
Que as estrelas se modificam com o passar do tempo?
Que foram feitas poesias  belíssimas sobre as estrelas, como estas, de Olavo Bilac e de Lulu Santos


Via Láctea
"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto…
E conversamos toda a noite, enquanto
A Via Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"
E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e entender estrelas"
Olavo Bilac
imagem e texto obtidos no blog COTIDIANÓS
http://fgassub.blog.terra.com.br/


TEMPO-ESPAÇO
Olha meu bem
Vê quanta luz, quanta estrela
Quase todas mortas
Só não é chegado para nós o tempo que se apagarão
A gente tá na lanterna do tempo que virá
Lulu Santos
(fonte: Mourão, Ronaldo Rogério de Freitas.O livro de ouro do Universo)

Então, sabemos um pouco sobre estes astros, mas, VAMOS APRENDER MAIS SOBRE ELES?

Informações sobre o curso
no endereço:
http://www.on.br/site_edu_dist_2011/site/index_ee.html
Até mais!





terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Questão do ENEM 2010-Mudanças na atmosfera de Júpiter

Olá, prezados leitores e leitoras,


hoje, gostaria de comentar uma questão do ENEM 2010  que apresenta uma curiosidade sobre o planeta Júpiter :


Questão 53- ciências da natureza e suas tecnologias (prova AMARELA aplicada no sábado).

Transcrevo a seguir a questão 53, com algumas adaptações :

Júpiter, conhecido como o gigante gasoso, perdeu uma das suas listras mais proeminentes, deixando o seu hemisfério Sul extremamente vazio.Observe a região em que a faixa sumiu, destacada pela seta:
(Obs. na questão da prova do ENEM, foi adicionada à imagem da direita de Júpiter uma seta indicando o local de desaparecimento da faixa marrom, presente na figura da esquerda).
                                           http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=jupiter-perdeu-faixa&id=030130100512

A aparência de Júpiter é tipicamente marcada por duas faixas escuras em sua atmosfera - uma no hemisfério norte e outra no hemisfério sul. Como o gás está constantemente em movimento, o desaparecimento da faixa no planeta relaciona-se ao movimento das diversas camadas de nuvens em sua atmosfera. A luz do Sol, refletida nessas nuvens, gera a imagem que é captada pelos telescópios, no espaço ou na Terra. 
O desaparecimento da faixa sul pode ter sido determinado por uma alteração 
A) na temperatura da superfície do planeta.
B) no formato da camada gasosa do planeta.
C)no campo gravitacional gerado pelo planeta.
D)na composição química das nuvens do planeta.
E)na densidade das nuvens que compõem o planeta.  CORRETA


APROFUNDANDO NOSSOS CONHECIMENTOS SOBRE O ASSUNTO:

O site Inovação Tecnológica http://www.inovacaotecnologica.com.br  (obs: vale a pena conferir!)  traz a notícia de que Júpiter perdeu uma faixa gigantesca em seu hemisfério sul ( postado em 12/05/2010) e apresenta um comentário:

As faixas de Júpiter podem normalmente parecer escuras simplesmente pela falta, nesta região, das nuvens de grandes altitudes, mais claras, presentes nas outras regiões, revelando as nuvens escuras abaixo."Você está olhando para diferentes camadas da estrutura de nuvens do planeta," disse Glenn Orton, do Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, em entrevista à revista.


O blog do Rex, da revista Ciência Hoje das Crianças, traz mais informações sobre o assunto,  no texto publicado em 02/06/2010 sob o título Sumiço no céu
 O texto está disponível em http://chc.cienciahoje.uol.com.br/blogue-do-rex/2010/junho/sumico-no-ceu

Trago aqui um pedacinho deste texto:

A faixa sul do planeta some em intervalos regulares. Já havia desaparecido em 2007 e também em 1993, 1989 e 1973. “Ninguém sabe a causa desse evento, mas a gente tem ideias do que pode ter acontecido”, conta Daniela Lázaro, astrônoma do Observatório Nacional. Segundo ela, é provável que a faixa escura, formada por nuvens de enxofre, ainda esteja lá, mas coberta por nuvens mais altas e claras de amônia.

“A atmosfera de Júpiter é muito variável e o que deve ter acontecido é um aumento das nuvens claras por cima da faixa de nuvens escuras”, explica ela. O mais curioso é que, a qualquer momento, o cinturão de nuvens de enxofre pode reaparecer! Se você tiver acesso a um telescópio, ou mesmo a um binóculo potente, pode ser o primeiro a ver essa mudança. Então, que tal ficar de olho no céu?!

Lembrando, ao refletirem a luz do Sol, e, sendo estudados através de binóculos, telescópios e sondas espaciais, os planetas, como também os diversos  satélites e outros astros encontrados no Sistema Solar revelam muito sobre sua estrutura e composição química. Por exemplo: Marte é vermelho devido a óxido de ferro (ferrugem) presente no seu solo. Urano e Netuno têm coloração verde-azulada, devido à presença de gás metano em suas atmosferas.
Quando a atmosfera do planeta  é muito densa, como acontece com Júpiter e todos os planetas gasosos é dificultada a observação de sua superfície. Provavelmente Júpiter tenha um pequeno núcleo rochoso (do tamanho da nossa Terra). 

Então, prezados leitores e leitoras, o que acharam desta questão do ENEM e dos comentários aqui apresentados?
Um abraço, 
até mais.