Olá, prezados leitores(as),
tomando carona na blogada anterior que fala de estrelas, e, nos aproximando das férias de final de ano, quando muitas pessoas vão viajar, conhecer outros lugares, que tal imaginarmos que estamos fazendo uma viagem pelo Universo?
Poucos seres humanos tiveram o privilégio de ver a Terra do espaço. Mas, devido a eles podemos ter imagens do nosso planeta. Através de instrumentos podemos também ter imagens do Sistema Solar, da Via Láctea e de outras galáxias, como também de outros corpos do Universo. São imagens fornecidas por sondas espaciais, satélites e por telescópios, como o telescópio Hubble.
Com auxílio da computação gráfica, é possível imaginar uma viagem como essa.
Estão preparados, então, vamos lá!
Foi uma viagem maravilhosa, não é mesmo, uma viagem no tempo e no espaço!
Um recadinho aos colegas professores:
nós professores devemos conhecer esses materiais que podem ser apresentados aos nossos alunos. Apresentando vídeos como esses, além de fazermos divulgação científica estamos mostrando aos pequenos, aos jovens e adultos, como é bom aprender, como é bom saber! E que o saber pode ser encontrado em sites diversos, no youtube, em blogs, nos documentários de alguns canais de televisão (infelizmente, ainda não acessíveis a todos), mas que podem ser alugados em locadoras de filmes. Portanto, que todos nós podemos continuar aprendendo a vida toda!
Mais do que ensinar conceitos, muitos sem significado, precisamos mostrar o quanto nós professores gostamos de aprender, usando todas as ferramentas disponíveis para isso, não nos esquecendo dos materiais impressos, das visitas a outros espaços além da escola, além da realização de experimentos, entre outras práticas educativas.
Colegas,
conheci este vídeo através de um excelente blog, de autoria de Patrícia Raposo. O endereço é:
(http://quarksegluoes.blogspot.com/search/label/estrelas).
O vídeo foi produzido pelo American Museum of Natural History e está no blog e no youtube.
O vídeo foi produzido pelo American Museum of Natural History e está no blog e no youtube.
Sugiro a visita do blog para ver a quantidade de informação que tem lá, que pode ser utilizada para nossa informação e também no preparo de nossas aulas.
Abraços a todos(as)!
Malu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário