Prezados leitores (as), estão abertas as inscrições para o curso Evolução Estelar, oferecido pelo Observatório Nacional
O que sabemos sobre as estrelas ?
Que são astros que emitem luz própria, como o nosso Sol, que dá luz e calor à Terra, sendo ele apenas uma das centenas de bilhões de estrelas de nossa galáxia, a Via Láctea.
Que o Sol está a aproximadamente 8 minutos-luz de distância da Terra, que em quilômetros significa aproximadamente 150 milhões, e, que a próxima estrela (chamada Próxima Centauri) está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, aproximadamente 43 trilhões de km?
Que as estrelas se modificam com o passar do tempo?
Que foram feitas poesias belíssimas sobre as estrelas, como estas, de Olavo Bilac e de Lulu Santos
Via Láctea
"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto…
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto…
E conversamos toda a noite, enquanto
A Via Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
A Via Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"
E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e entender estrelas"
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e entender estrelas"
Olavo Bilac
imagem e texto obtidos no blog COTIDIANÓS
http://fgassub.blog.terra.com.br/
TEMPO-ESPAÇO
Olha meu bem
Vê quanta luz, quanta estrela
Quase todas mortas
Só não é chegado para nós o tempo que se apagarão
A gente tá na lanterna do tempo que virá
Lulu Santos(fonte: Mourão, Ronaldo Rogério de Freitas.O livro de ouro do Universo)
Então, sabemos um pouco sobre estes astros, mas, VAMOS APRENDER MAIS SOBRE ELES?
Informações sobre o curso
no endereço:
http://www.on.br/site_edu_dist_2011/site/index_ee.html
Até mais!
Olá Malú, boa tarde!
ResponderExcluirRecebi teu comentário por e-mail do ProfºChassot!
Muitíssimo grata pelo carinho!
=]
Um mol de beijos!!