Olá, prezados(as) leitores(as),
em meio às notícias de contaminação do meio ambiente devido ao acidente nuclear de Fukushima, no Japão e a notíciade bueiros explodindo no Rio de Janeiro, uma outra me chama ainda mais a atenção:
Árvores artificiais podem converter dióxido de carbono em oxigênioPesquisadores dos Estados Unidos projetaram “planta” com garrafas plásticas recicladas que filtram o ar
A imagem postada na notícia, sugerindo um ambiente com as supostas árvores artificiais (ainda só o projeto) imediatamente me remeteu a um filme que assisti em 1982, no cinema: Blade Runner, o caçador de andróides...
ÁRVORES ARTIFICIAIS
Fonte:http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI220833-18276,00-ARVORES%20ARTIFICIAIS%20PODEM%20CONVERTER%20DIOXIDO%20DE%20CARBONO%20EM%20OXIGENIO.htmlCENAS DO FILME BLADE RUNNER
Alguns dados do filme que assisti: Blade Runner- Direção:Ridley Scott Ano:1982 País:Estados UnidosGênero:Aventura, Drama, Ficção científica, ThrillerDuração:117 min. / cor Título Original:Blade Runner
Los Angeles, 2019. Você caminha em uma rua da cidade. Do céu escuro, cai a chuva ácida. Construções monolíticas cobertas de anúncios em neon dominam a paisagem. Mesmo que muitas pessoas tenham se mudado para colônias fora da Terra, a rua está lotada.
Esse é o mundo de "Blade Runner", de Sir Ridley Scott. É, com certeza, um lugar sombrio. A polícia controla as ruas rigidamente e os animais foram todos extintos. A chuva cai e, mesmo que o sol esteja brilhando, a escuridão prevalece. Os anúncios gritam, algumas vezes literalmente, de todas as direções. Carros voadores levam policiais - e alguns outros - de lá pra cá. É um mundo de alta tecnologia e pouca empatia, um lugar não muito humano para se viver.
Isso é ficção científica, não é? Foi baseado em um romance.
No romance de Philip K. Dick, "Do Androids Dream of Electric Sheep?"
http://lazer.hsw.uol.com.br/replicantes5.htm
Mas, a notícia a que me referi acima é real, de 2011. Olhem só o que diz a reportagem:
Com o intuito de melhorar o ar nas grandes cidades, pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos, trabalharam com um estúdio de design em Paris para projetar árvores artificiais que possam exercer a função de uma planta, sem que tenham que ser fincadas no solo ou alimentadas por água.
Segundo informações do portal de notícias Aol News, trata-se de uma máquina construída para filtrar o ar e converter dióxido de carbono em oxigênio, com suportes para painéis solares. Patrocinado pela organização SHIFTboston, a equipe elaborou o projeto utilizando como material garrafas plásticas recicladas, e agora aguarda a aprovação da proposta para produzir o primeiro protótipo.
Com design futurista, as árvores artificiais podem ser acesas no período da noite e iluminar com várias cores diferentes. Elas também podem gerar energia por meio dos painéis solares e movimento de balanços conectados à base das máquinas, que poderão ser utilizados pelas pessoas.
Opiniões contrárias dizem que em vez de construir projetos mirabolantes como este, os cientistas deveriam estimular a plantação de mais árvores. Mas os pesquisadores argumentam que árvores artificiais seriam mais eficazes, já que não necessitariam de tempo para o crescimento e poderiam ser instaladas em qualquer localidade.
Segundo informações do portal de notícias Aol News, trata-se de uma máquina construída para filtrar o ar e converter dióxido de carbono em oxigênio, com suportes para painéis solares. Patrocinado pela organização SHIFTboston, a equipe elaborou o projeto utilizando como material garrafas plásticas recicladas, e agora aguarda a aprovação da proposta para produzir o primeiro protótipo.
Com design futurista, as árvores artificiais podem ser acesas no período da noite e iluminar com várias cores diferentes. Elas também podem gerar energia por meio dos painéis solares e movimento de balanços conectados à base das máquinas, que poderão ser utilizados pelas pessoas.
Opiniões contrárias dizem que em vez de construir projetos mirabolantes como este, os cientistas deveriam estimular a plantação de mais árvores. Mas os pesquisadores argumentam que árvores artificiais seriam mais eficazes, já que não necessitariam de tempo para o crescimento e poderiam ser instaladas em qualquer localidade.
Não que eu ache que os escritores de ficção não possam imaginar um futuro possível. Julio Verne imaginou nossa visita à Lua. Existe uma ciência, a futurologia...
Mas, cientistas planejarem árvores artificiais, não é um passo para a construção de humanos-robô, ou andróides? Ops, lembrei que eles já existem... recentemente foi noticiado e mostrada uma andróide, numa feira de robótica. No Japão as crianças já brincam com robôs de cachorrinhos de estimação! E, por incrível que pareça, se apegam emocionalmente a eles!
Mas, é esse o mundo que queremos? Um mundo de robôs, de replicantes, como o imaginado por Philip Dick e tão bem levado às telas de cinema por Ridley Scott?
PORTANTO, PENSAR QUE A HUMANIDADE DEVERÁ RECORRER A ANDRÓIDES E A ÁRVORES ARTIFICIAIS, SOA PARA MIM UM TANTO BIZARRO!
Até mais,
Malu. 


Malu,
ResponderExcluirPrimeiro, parabéns pelo blog e pelo post. Você conseguiu conectar com destreza impar a notícia da árvore artificial com "Blade Runner", ótimo filme com Harrison Ford, Aliás você sabia que existe uma versão "do Diretor" desse filme, que por sinal ficou bem melhor que a versão comercial inicial" Bem, fugi do assunto. O que quero dizer que a notícia das árvores artificiais está me parecendo coisa de 1º Abril. Será o caso? Vou pesquisar a respeito, em todo caso obrigado pela visita ao meu blog. Abraços, JAIR
Obrigada pelo comentário, Jair.
ResponderExcluirSim, eu tenho o DVD da versão de 2007. O filme que foi aos cinemas em 1982 tinha sido modificado pelos produtores. Eles quiseram facilitar o entendimento do público.
Malu.
Malu,
ResponderExcluirPode parecer que estamos nos visitando "em círculos", você vai lá, em venho cá, você vai lá etc. Mas o caso é que você acrescentou o cãozinho robô ao texto e EU TENHO UM! Veja no meu blog o post "O Robô" (03/0610), e leia sobre meus dois andróides, um humano e outro um cachoro que momeei "Capek".
Nossa, que coincidência! Então, vc entende bem de robôs. Vi o relato de um pesquisador sobre robôs, na TV; ele havia dado para a esposa um robô que ficava lustrando o chão da casa, "incansavelmente"; então, observou que a esposa estava ficando com pena dele, ela disse uma vez, mais ou menos assim: vamos desligar o coitadinho deve estar cansado(rsrs...)
ResponderExcluirObrigada pela troca de figurinhas-lembrando os tempos de criança!!
Malu.
Malu, onde o Jair vai, geralmente tem coisa boa, isto eu sei há anos, porisso estou aqui também.
ResponderExcluirE como ele disse, se esta coisa de árvores artificiais não é um "fake" ou primeiro de abril, como me pareceu, eu penso que sempre que possível, devem ser preservadas as árvores originais.
Mas, em lugares em que elas já foram inviabilizadas pela atuação "benéfica" do ser humano, seria uma boa alternativa se pudessem colocar engenhocas capazes de realizar as funções depurativas das árvores.
Eu não tenho nada contra a aplicação de andróides em tarefas desagradáveis ou em locais insalubres, ou árvores artificiais em locais onde não seja mais possível plantar árvores.
Mas, o melhor seria se pudessemos reverter os danos já feitos ao planeta.
Será que os andróides contam carneirinhos eletrônicos, quando estão com insônia?
Boa noite!
Nossa, que honra, agradeço imensamente a sua visita, Leonel. Bem,sobre a notícia das árvores artificiais, saiu na revista eletrônica da Globo Rural. Então, acho que não é trote, não. E, hoje na mesma revista foi noticiado sobre "folhas artificiais". Você encontra no endereço:
ResponderExcluirhttp://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI221561-18095,00-CIENTISTAS%20DESENVOLVEM%20FOLHA%20ARTIFICIAL%20QUE%20PRODUZ%20ENERGIA.html
Se você tiver curiosidade, na mesma página, embaixo tem um link para a notícia que tratei aqui no blog.
Mais uma vez, muito obrigada pela sua presença e seu comentário.
PS.acho que os andróides não têm problema de insônia, o Asimov do Jair tem 80 comandos, mas tem botão para ser desligado!!
Malu.